Home    
   
Paranhos


















Musica online - Mp3

There seems to be an error with the player !

Paróquia de Paranhos - O Seu Portal na Internet
Oração de Taizé em Paranhos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Terça feira, 24 Fevereiro 2015 08:21
TOPO

2015-02-23_22.32.27

Faz cinco anos que aconteceu o Encontro Ibérico, no âmbito da Missão 2010. A Paróquia de Paranhos foi uma das Paróquias de acolhimento e viveram-se dias de grande alegria, nas "Fontes da alegria". ... E esta continua! Todas as Últimas Segundas feiras do mês, há Oração de Taizé na Cripta da Nova Igreja de Paranhos. Os públicos são muito volúveis pois contam com muitos universitários que hoje estão e amanhã já partiram, mas há um núcleo constante. A oração decorre no tempo de uma hora, sensívelmente, com muitos cânticos, leitura da Palavra, oração, meditação e silêncio. No final há sempre cházinho e "brigadeiros" ou outros bolinhos. Parabéns à Liliana e à Manuela por manterem a chama acesa.

TOPO
 
A Quaresma na nossa Paróquia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Segunda feira, 23 Fevereiro 2015 14:52
TOPO

promenordoretabulo

Salientamos as actividades da Paróquia de Paranhos neste tempo da Quaresma:

1. A Via Sacra todas as Terças e Sextas-feiras às 18,30 h.

2. Tempo para Confissões nas Terças e Quartas das 18 às 19 h e nas Sextas das 17 às 19 h. A Celebração Penitencial no dia 24 de Março às 21,30 h e a Celebração Penitencial para a Catequese no dia 21 de Março às 10,30 h, precedida da Via Sacra da catequese.

3. Nos dias 6 e 7 de Março, teremos Encontros de Reflexão Quaresmal e Vocacional para vários grupos, a cargo do Senhor Padre Fernando

4. Faremos a Missão paroquial, porta a porta, bairro a bairro, rua a rua na semana de 16 a 22 de Março;

5. Iremos celebrar o dia do Doente e do Idoso com aAdministração da Santa Unção no dia 19 de Março, festa de São José.

6. Faremos o Lausperene, “24 horas para o Senhor”, como pediu o Papa, nos dias 13 e 14 de Março.

7. No dia 27 de Março, às 21,30 h, faremos a Procissão do Encontro e na noite de Sexta-feira Santa, 3 de Abril a Procissão do Enterro do Senhor.

8. A Semana Santa e o Tríduo Pascal será também celebrada com o brilho habitual e com mais devoção e tudo desembocará nas portas abertas da Páscoa da Ressurreição com a Visita Pascal.

A Renúncia quaresmal, na nossa Diocese será dividida em duas partes: uma, para as crianças e famílias da Guiné-Bissau, através de um projecto de ajuda alimentar e escolar da Fundação Evangelização e Cultura (FEC), da Conferência Episcopal Portuguesa. Outra, destinar-se-á ao Fundo Social Diocesano, para irmos ao encontro dos mais pobres da nossa diocese. Vamos participar, ainda, nestes dias mais próximos e desde já, através da Cáritas Diocesana, com a ajuda dos Escuteiros do C.N.E., na campanha de recolha de roupas a favor das crianças refugiadas da Síria, no Líbano e na Jordânia, respondendo ao apelo de uma iniciativa conjunta do Ex-Presidente da República e antigo Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações e da Cáritas Portuguesa, a que se associaram outras instituições de cariz inter-religioso. São dois milhões de refugiados sírios nestes campos de exílio a braços com o risco iminente da morte, provocada pelo frio deste inverno rigoroso. Não podemos silenciar este crime de indiferença contra a dignidade humana e contra a paz nem podemos ficar insensíveis à urgência de uma resposta concreta, que está ao alcance de toda a sociedade civil e de cada um de nós.

TOPO
Actualizado, Terça feira, 24 Fevereiro 2015 08:32
 
Primeiros Baptismos de 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Domingo, 22 Fevereiro 2015 15:29
TOPO
2015-02-21_17.35.40
BAIXO

Neste Sábado 21 de Fevereiro de 2015, às 16 h, na Igreja Matriz tivemos a celebração de Baptismos de dois irmãos: o JOSÉ FRANCISCO LEITE GONÇALVES e a LARA LEITE GONÇALVES, ele nascido em Macieira, Lousada aos 03-12-2005 e ala nascida em Aveleda, Lousada aos 10-05-2008, filhos de José Luís Almeida Gonçalves e de Helena Augusta Andrade Leite , residentes na Rua do Campo Lindo em Paranhos, Porto.

Actualizado, Segunda feira, 23 Fevereiro 2015 14:15
 
1º Domingo da Quaresma PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Segunda feira, 23 Fevereiro 2015 14:10
TOPO

FOTO_I_QUARESMA

Neste domingo, o primeiro da Quaresma, os Jovens do 7º e 8ºanos da Catequese tiveram a seu cargo a orientação da Eucaristia. A letra deste domingo é o A e a palavra Arrepende-te. Acolhemos todos com um breve filme sobre a vivência Quaresmal e a leitura de um pequeno texto. Em procissão entramos, levando uma Cruz que nos irá acompanhar durante este período. No momento penitencial, o nosso Pároco, Sr. Padre Manuel Martins, fez uma pequena leitura que serviu para ser aberta a primeira de sete portas que ao longo deste Tempo nos orientará. A letra foi o A e como desafio para esta semana - Arrepende-te. Foi-nos solicitado para escrever três nomes de pessoas com que se deseja mudar de atitude e ao longo da semana e pôr em prática gestos de proximidade, reconciliação, ajuda, atitudes que permitam viver a verdadeira alegria. Depois os nossos Jovens leram as duas leituras e a Catequista Sara cantou o Salmo. O Sr. Diácono Mota, leu o Evangelho segundo S. Marco e Sr. Padre Manuel Martins fez uma bonita homilia que “agarrou” atenção sobretudo dos nossos Jovens. A Oração Universal foi centrada num apelo muito forte de encontrar em Deus a fonte da Vida e do Amor. No Ofertório levamos ao Altar símbolos como a Pedra, sinal do nosso compromisso, a Areia, sinal da nossa paz, o Pão, símbolo do esforço e sacrifício para tornar o Mundo melhor, o Vinho, que representa as pequenas e grandes alegrias que nos animam a tornar o Mundo mais belo. A Água, símbolo do nosso Baptismo, que nos ajuda a fazer um Compromisso com Jesus e as Oferendas, fruto da renuncia do todos que participaram na Eucaristia. No momento de Acção de Graças, cantamos um cântico que serviu para manifestar toda a nossa vontade de ter Cristo sempre bem perto de nós. Em procissão terminamos esta bela Celebração, que estou certo ficará bem gravada nos nossos corações. Obrigado a todos que participaram e ajudaram. Filipe

TOPO
Actualizado, Segunda feira, 23 Fevereiro 2015 14:58
 
Quaresma 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito pelo Manuel   
Terça feira, 17 Fevereiro 2015 10:10
TOPO

papaequaresma

O Papa Francisco desafia nesta Quaresma a Igreja e a sociedade a superar o “mar da indiferença” que ignora o sofrimento de milhões de pessoas em todo o mundo. “Amados irmãos e irmãs, como desejo que os lugares onde a Igreja se manifesta, particularmente as nossas paróquias e as nossas comunidades, se tornem ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”, escreve, na sua mensagem para este tempo litúrgico, que se vai iniciar na quarta-feira. O texto admite que a “tentação da indiferença” se estende a todas as pessoas, perante a dimensão do mal com que se têm de confrontar. “Estamos saturados de notícias e imagens impressionantes que nos relatam o sofrimento humano, sentindo ao mesmo tempo toda a nossa incapacidade de intervir. Que fazer para não nos deixarmos absorver por esta espiral de terror e impotência?”, questiona. Segundo o Papa, está em causa uma “atitude egoísta de indiferença” que atingiu uma dimensão mundial, falando mesmo numa “globalização da indiferença”. “Trata-se de um mal-estar que temos obrigação, como cristãos, de enfrentar”, apela. A mensagem tem como título «Fortalecei os vossos corações», uma expressão retirada da Carta de São Tiago, um dos últimos livros da Bíblia. Francisco diz que os cristãos têm de estar atentos aos problemas e às injustiças que os outros sofrem, rezando por eles e levando ajuda, “com gestos de caridade, tanto a quem vive próximo como a quem está longe”. (in ecclesia.pt)

TOPO
Actualizado, Segunda feira, 23 Fevereiro 2015 15:00
 
«InícioAnterior12345678910SeguinteFinal»

Página 1 de 131
Visitantes online
Temos 9 visitantes em linha
CARTAZ VICENTINO
CARTAZ_FINAL_VICENTINO_P
INFORMAÇÕES PAROQUIAIS
NOVIDADE
Contador de visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje163
mod_vvisit_counterOntem455
mod_vvisit_counterEsta semana2408
mod_vvisit_counterEste mês11655
mod_vvisit_counterTotais521039
MISSAS NA PARÓQUIA
Notícias na Hora
Economia
Utilidades
Santo do Dia
Outros Links do site
Evangelho
Links Institucionais
   
   
Artigos mais vistos
Obter Adobe Flash Player
Últimos artigos inseridos
   
                 
    Paroquia de Paranhos

DESIGN