Paranhos

Musica online - Mp3

There seems to be an error with the player !

Paróquia de Paranhos - O Seu Portal na Internet
P. DO ENTERRO DO SENHOR PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 28 Março 2015 19:11
PROCISSÃO DO ENTERRO DO SENHOR
CLIQUE NA IMAGEM

Domingo de Ramos - Ano B PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 28 Março 2015 19:04
Actualizado, Sábado, 28 Março 2015 19:28

Via Sacra: Oração Quaresmal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda feira, 23 Março 2015 10:00

2015-03-22_19.25.38

A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, associaram esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI. Entre nós, na Quaresma, fazemos a Via Sacra todas as Terças, Sextas e Domingos. Normalmente preside o Diácono Mota e tem sempre a participação de várias pessoas desde os leitores aos que transportam a cruz e lanternas.

2015-03-22_19.26.20

Actualizado, Segunda feira, 23 Março 2015 10:10

Ceia Judaica PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda feira, 23 Março 2015 10:10

2015-03-22_22.25.30

Na noite deste domingo 22 de Março, o Grupo de Casais da paróquia realizou a sua Ceia Judaica. Os cordeiros vieram das terras transmontanas de Chaves, (como é costume), foram preparados e assados nos fornos da Quinta Vieira, os Pães Ázimos foram preparados e cozidos no forno de lenha da Josefina, os vinhos são os puríssimos da Pesqueira, as ervas amargas (haroses e moror) foram escolhidas com muito esmero e o serviço foi do grupo de trabalho do costume. Começamos já passava das 20,30 h, seguindo o ritual judaico de "Acender as Luzes da Páscoa", depois o "Kiddush", a benção, o "hagadah" com a história da saída do Egipto, o "Hallel", a benção dos "matzos" (pão ázimo) e as várias taças de vinho e a Ceia com a entrada solene do Cordeiro da Páscoa. Terminada a ceia, vem de novo o pão e o Cálice de Benção do qual todos bebem enquanto se lê o parte do salmo 115. E finalmente a benção final e o quarto cálice. Após o cântico final, termina-se o ritual e então metemos nós como extra as sobremesas. Os vinhos Canado, Moscatel e Fino da Pesqueira juntamente com o convívio sadio e alegre, numa atmosfera agradável fizeram desta noite algo de memorável. (Outras fotos)

Eis um belo texto testemunhal escrito pelo Senhor Guilherme Sousa:

Mantendo a tradição iniciada em 2009, o Grupo de Casais da Paróquia de Paranhos realizou a sua Ceia Judaica, no passado dia 22 de Março. Eram doze casais acompanhados de alguns familiares e amigos. Pelas vinte horas e trinta minutos o Senhor Padre Jaime pronunciou as palavras que nos introduziram no verdadeiro espírito da Ceia: “VAMOS CELEBRAR O GRANDE BANQUETE DO AMOR DE DEUS”. Jesus diz: Amigos, a grande festa de Jerusalém continua hoje a verificar-se.A grande cidade de Jerusalém são os vossos corações… é aí que se faz a festa, é aí que Jesus nos fala… é aí que nos encontramos e encontramos Jesus. Jesus precisa de nós para ir curar os doentes, visitar os enfermos, dar um sorriso a uma criança triste, visitar um velhinho que vive na tristeza e na solidão”. Esta celebração foi dividida em 8 partes: acender as velas da festa; “Kiddush- a bênção da festa; “Hagadah- a história da saída do Egipto; Acção de Graças pela saída do Egipto; Bênção solene do Alimento; A Ceia Pascal; O terceiro cálice de vinho; a Bênção Final. No final, houve um animado e participado convívio e a promessa de no próximo ano celebrarmos esta festa com um espírito mais redobrado e fortalecido no Amor de Deus.

2015-03-22_22.49.38

Actualizado, Sexta feira, 27 Março 2015 13:10

Via Sacra da Catequese PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Domingo, 22 Março 2015 17:07